4 de jul. de 2012

Partidos dizem que listas não atrapalharam planos

A divulgação das listas de "fichas-sujas" pelos Tribunais de Contas parece não ter gerado preocupação entre os partidos, que negam ter algum candidato incluído nas listas simplesmente negam a veracidade da lei. 
Marcos Cals diz que impacto das listas foi praticamente nulo

Um dos prerrequisito para tentar o pleito é ser "ficha limpa".
Até o momento, os partidos têm se mostrado tranquilos com relação às listas de gestores com contas desaprovadas, divulgadas pelos Tribunais de Contas do Município, do Estado e da União. 

As listas podem resultar na inelegibilidade dos gestores, depois da apreciação da Justiça Eleitoral.Mas, segundo lideranças partidárias ouvidas pelo O POVO, na hora de definir os candidatos, as siglas teriam estabelecido como critério que apenas aqueles que tivessem a “ficha-limpa” pleiteassem os cargos.
O presidente estadual do PSDB, Marcos Cals, candidato a prefeito, afirma que as listas dos Tribunais “praticamente” não impactaram no quadro de candidatos. “Desde o ano passado já havíamos deliberado que só deveria concorrer quem tivesse a ficha limpa”, disse. Mesma condição foi imposta pelo Psol. De acordo com Renato Roseno, também candidato à Prefeitura, nenhum dos candidatos da sigla integra a lista de “fichas-sujas” divulgadas pelas Cortes.

O presidente municipal do PCdoB, Luís Carlos Paes, afirma que o partido ainda não se preocupou com as listas. Neste momento, a preocupação tem sido em viabilizar os registros de candidatura e a montagem da campanha. O PT informou, por meio da assessoria de comunicação, que não se pronunciaria sobre o assunto por enquanto. Já Gaudêncio Lucena (PMDB), candidato a vice-prefeito na chapa majoritária do PSB, que tem Roberto Cláudio como candidato a prefeito, afirma que, até agora, o PMDB não teve problemas com as listas.

Mesmo que os partidos afirmem que as listas de “fichas-sujas” não impactaram em seu quadro de candidatos, o Ministério Público Eleitoral tem trabalhado para identificar se todos os postulantes estão mesmo de acordo com o que determina a Lei da Ficha Limpa. Caso contrário, será movida ação de impugnação de candidatura.

Por quê

ENTENDA A NOTÍCIA

Se os partidos bancarem candidatos “fichas-sujas”, estarão assumindo o risco de ter essas candidaturas questionadas juridicamente, podendo resultar em grande instabilidade no resultado do pleito, já que os votos podem não ser contabilizados.Ao todo, as listas do TCM, TCE e TCU reúnem cerca de 3,9 mil nomes com contas desaprovadas.


Para o eleitor em geral o melhor a fazer é não votar nesses candidatos mesmo que a justiça não impugnem suas candidaturas. O FICHA LIMPA é um projeto de lei de iniciativa popular que reuniu cerca de 1,3 milhões de assinaturas. 

Nenhum comentário: