TECNOLOGIA E MATEMÁTICA Além do estudo dos conteúdos de Matemática que habitualmente estudamos, o campo cientifico requer novos horizonte, a matemática deixou de ser um conteúdo difícil e que poucos tinham o domínio, pois com o advento da informática alguns conceitos improváveis difíceis de se concretizar foram supridos. O computador consegue em poucos segundos montar figuras geométricas e gráficos de funções, de modo que a compreensão de vários conteúdos se tornone mais simples. O professor de matemática pode e deve explorar a tecnologia para melhorar o desempenho de seus alunos. Temos como exemplo os programas WINPLOT, GEOGEBRA. KIG dentre outros, que podem ser utilizado em sala de aula e no laboratório de informática. Com esse pensamento elaborei, junto com o professor José Vinício Rodrigues do laboratório de informática, um projeto voltado para a geometria que se chamava PROJETO GEOMETRIA ON-LINE. Nesse projeto os alunos teriam que responder questões sobre geometria e participar de fóruns com seus colegas utilizando o site thinkquest, durante o segundo semestre, vários alunos foram cadastrados e resolveram as atividades propostas. (veja projeto). O projeto constava da seguinte grade: Apresentação de alguns polígonos, conceitos de bidimensionalidade, paralelismo, perpendicularismo, construções geométricas de alguns polígonos, de alguns sólidos, conceitos de tridimensionalidade, paralelismo, perpendicularismo, o desenho em perspectiva, apresentação do LIC da escola e do sit webcalc que contribui nos cálculos de área e volume de figuras planas e sólidos geométricos. A utilização da internet foi de fundamental importância para a compreensão dos conteúdos. No início de todas as tarefas os alunos foram ao laboratório de Ciências, onde compreenderam vários conceitos geométricos com os recursos disponíveis. A cada dia que passa novos recursos são criados para que possamos utilizar em benefício da aprendizagem, esse é apenas um exemplo de como a matemática pode sim, ser um prazer para os nossos alunos, pois aprender sentado olhando para o professor explicando é coisa do passado, o aluno aprende muito mais explorando os conteúdos em seu ritmo e errando sem medo de errar, sem medo de ser reprovado todo dia. A internet está aí para ser explorada, resta a nós educadores ensinar a nossos alunos o prazer de aprender, o prazer de explorar novos horizontes, deixando para traz a idéia de que, a nota para passar de ano basta e que a matemática é um bicho de sete cabeças. A cada dia que passa novos recursos são criados para que possamos utilizar em benefício da aprendizagem. PROFESSOR: JOÃO RODRIGUES DE SOUSA FILHO |
8 de fev. de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário