31 de out. de 2011

Escola Fernando Mota , MEDALHA DE PRATA na Robótica Educacional

EQUIPE FERNANDO MOTA
Escola Deputado Fernando Mota consegue um feito inédito para Tejuçuoca, MEDALHA DE PRATA na categoria Robótica Educacional na Feira Regional de Ciências e Cultura promovida pela CREDE 2 no último dia 29 de outubro de 2011, no município de São Gonçalo do Amarante. A equipe foi composta por Francisca Eridiana Rodrigues Lopes e Bruna Rocha Silva com as orientações do Professor José Mairan Mota Matos, o tema da equipe foi ROBÓTICA EDUCACIONAL: A TECNOLOGIA AJUDANDO NA RECONSTRUÇÃO DO MEIO AMBIENTE.
EQUIPE ROBÓTICA EDUCACIONAL
ENTREGA DAS MEDALHAS
O robô Flora, apelidado carinhosamente, logo após o prêmio por Griselda, foi a atração da feira. A equipe se emocionou com a premiação e agradeceu as outras duas equipes da escola que participaram, a diretora Rita de Cássia, ao professor João Filho que coordenou as equipes, ao professores Mairam Mota que foi o orientador e ao professor e coordenador Antonio Carlos que cedeu parte do equipamento para a realização dos estudos.
O PROJETO
Introdução:
O projeto A tecnologia ajudando na reconstrução do meio ambiente busca algo que tenha relevância social, que seja útil a região e principalmente, a preservação do planeta.
Os objetivos do trabalho são bem claros: ajudar na recontrução do meio ambiente e mostrar que se pode usar a máquina, um dos principais instrumentos que causam o desmatamento, com o bem, para “reflorestar” e não só como uma destruidora; mostrar também que o ser humano é capaz de fazer bo m uso desses instrumentos e transformar o meio em que vive.
Metodologia:
CIÊNCIAS AMBIENTAIS
Para dar continuidade ao projeto, seguem-se algumas etapas bem simples. Busca achar a melhor maneira de fazê-lo ir adiante, Inicia-se pela parte teórica, elaborando-o primeiramente em rascunho, indo a seguir em busca de materiais recicláveis, ou que não tivessem mais nenhuma utilidade. Posteriormente, vem a prática, onde se usa a computação, e a robôtica educacional para concretizá-lo.
Resultados:
Como resultado, do nosso empenho, obtemos um robô, que ajuda ao meio ambiente, de forma direta, com seus movimentos de cavar e plantar.
Considerações finais:
Uma máquina que ajuda ao planeta sem causar-lhe danos, mostrando que se pode utilizar daquilo que uma vez destrói, para reconstruir. Sendo, que estes instrumentos tecnológicos são usados de forma incorreta pelo ser humano, causando destruição a natureza, podendo ser usado para o bem.
As outras duas equipes desempenharam um papel fundamental e representaram a Escola Deputado Fernando Mota de forma brilhante. A equipe de Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias foi composta por Cristiane Matos Silva e Pedro Araújo Oliveira Neto orientados pela professora Irisneuma Forte Magalhães. A equipe concorreu com outros 25 trabalhos, categoria essa mais concorrida da feira. A equipe de Ciência Ambientais foi composta pelas alunas Francisca Eleane Silva Santos e Mirla Maria Mesquita Almeida, orientadas pelo professor Francisco Edmilson Sousa, a categoria era a segunda mais concorrida com 21 trabalhos.
A diretora Rita de Cássia agradeceu aos professores participantes e as equipes pelo feito, pois é apenas a segunda vez que a escola participa da feira e consegue uma medalha de prata.
ENTREGA DAS MEDALHAS
EQUIPE CIÊNCIAS DA NATUREZA

Nenhum comentário: