31 de mai. de 2010

OBMEP 2010


Provas da 2ª Fase
11 de Setembro (sábado)






14:30 h (horário de Brasília)


 PROJETO TABUANDO FOI UM SUCESSO, OS ALUNOS DA ESCOLA ESTÃO DE PARABÉNS.
COMO TEVE UMA GRANDE REPERCUSSÃO EM TODOS OS ALUNOS, O PROJETO SE ESTENDERÁ PARA TODAS AS TURMAS. NO SEGUNDO SEMESTRE TEREMOS UMA GRANDE COMPETIÇÃO ENTRE OS ALUNOS QUE IRÃO APRENDER MUITO E ISSO É MUITO IMPORTANTE. VEJA FOTOS NO BLOG DA ESCOLA FERNANDO MOTA.
PROFESSOR JOÃO FILHO APRESENTADO OS CANDIDATOSTABUANDO 2010, REGIONALNa última quarta feira dia 26 de maio de 2010, aconteceu a fase regional do Tabuando na 2ª CREDE em Itapipoca, os Professores Evaldo Duarte e João Filho acompanharam a aluna do 1º ano A Jaqueline Santos Lima para representar a Escola Deputado Fernando Mota, na ocasião estavam presentes mais de 30 escolas.

A aluna Jaqueline Santos conseguir êxito nas duas primeiras fases, sendo derrotada apenas já na fase final por um aluno da escola técnica do município de Itapajé ficando classificada entre os oito melhores alunos.


Carl Friedrich Gauss


Nascimento30 de Abril de 1777
Braunschweig
Morte23 de Fevereiro de 1855 (77 anos)
Göttingen
Residência Alemanha
NacionalidadeAlemanha Alemão

Foi um matemático, astrônomo e físico alemão. Conhecido como o príncipe dos matemáticos, muitos o consideram o maior gênio da história da matemática. Seu QI foi estimado em cerca de 240.Seu pai, Gerhard Diederich, era jardineiro e pedreiro. Severo e brutal, tudo fez para impedir que seu filho desenvolvesse seu grande potencial. Foi salvo por sua mãe Dorothea e seu tio Friederich que percebeu da inteligência de seu sobrinho.
Tinha memória fotográfica, tendo retido as impressões da infância e da meninice nítidas até a sua morte. Ressentia-se de que seu tio Friederich, um gênio, perdera-se pela morte prematura.
Antes disso já aprendera a ler e a somar sozinho. Aos sete anos entrou para a escola. Segundo uma história famosa, seu diretor, Butner, pediu que os alunos somassem os números inteiros de um a cem. Mal havia enunciado o problema e o jovem Gauss colocou sua lousa sobre a mesa, dizendo: ligget se! Sua resposta, 5050, foi encontrada através do raciocínio que demonstra a fórmula da soma de uma progressão aritmética.

 Alguns autores argumentam que o problema seria de ordem bastante mais complexa, sugerindo que poderia ser uma soma de uma progressão aritmética como 81097 + 81395 + 81693 + ..... + 110897.
Butner ficou tão atônito com a proeza de um menino de dez anos que pagou do próprio bolso livros de aritmética para ele, que os absorvia instantaneamente. Reconhecendo que fora ultrapassado pelo aluno, passou o ensino para seu jovem assistente, Johann Martin Bartels (1769-1856), apaixonado pela matemática. Entre Bartels, com dezessete anos, e o aluno de dez nasceu uma boa amizade que durou toda a vida. Eles estudavam juntos, ajudando-se em suas dificuldades.