10 de ago. de 2011

PLANO DE AÇÃO 2011.2

PLANO DE AÇÃO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA, MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS

SPAECE 2011

Plano de Ação

JUSTIFICATIVA:

Buscando construir competência e habilidades que desenvolvam o pensar matemático dos alunos de 1ª a 3ª série do Ensino Médio, dando prioridade as provas externas para alcançar a qualidade no ensino e na aprendizagem; valorizando o raciocínio lógico matemático, faz necessário trabalhar conteúdos matemáticos integrados aos conhecimentos interdisciplinares voltado para a melhoria dos índices no SPAECE, ENEM e OBMEP.

OBJETIVOS:

Desenvolver a capacidade de interpretação de questões das provas externas;

Minimizar o número de alunos muito críticos nos índices da escola, através de aulas de reforço para suprir carência de séries anteriores;

Despertar o raciocínio lógico;

Aplicar aulas referentes ao SPAECE nas várias disciplinas da área (BIOLOGIA, QUÍMICA E FÍSICA);

Conhecer dados estatísticos das provas externas;

Resolver simulados on-line no LEI e tirar as dúvidas no grupo;

Aumentar o índice de alunos adequados em ambas as disciplinas (PORTUGÊS E MATEMÁTICA);

CONTEÚDOS:

Rever todos os conteúdos abordados na prova do SPAECE;

Simulados;

METODOLOGIA:

Resolução de Problemas contextualizados;

Adequar os conteúdos das disciplinas da área para ensinar alguns descritores do SPAECE;

Resolver simulados em sala e on-line;

Discutir em grupo sobre questões matemáticas;

Avaliar o processo ensino-aprendizagem;

Visitas ao Blog e participação com comentários, tirar dúvidas e resolver as atividades propostas;

Discussão de assuntos; pesquisa e registro dos mesmos.

RECURSOS:

Sala de aula;

Laboratório de Informática;

Laboratório de Ciências;

Equipamento multimídia;

Livros

Internet;

DVD.

SEQUENCIA DIDÁTICA:

Desenvolver os trabalhos de modo que estejam interligados e contextualizados,tendo a participação ativa do aluno e respeitando seu nível de conhecimento;

Resolver atividades em sala de aula no turno normal com nas disciplinas de área;

De acordo com o nível dos alunos, distribuí-los em aulas diferenciadas para que ambos possam avançar em seu conhecimento cognitivo;

Resolver simulados periodicamente para avaliar a aprendizagem dos alunos;

AVALIAÇÃO:

Registros do desenvolvimento do aluno e do grupo;

Com base nas atividades desenvolvidas fazer as intervenções necessárias;

Auto-avaliação buscando desenvolver no aluno a autoconfiança, levando-o a participar mais ativamente.

PROFESSORES RESPONSÁVEIS:

Jose Dutra Pontes

Irisneuma Forte Magalhães

Vanderlan De Castro Mesquita

João Rodrigues De Sousa Filho

PROFESSORES COLABORADORES:

Ari Coelho Damasceno

Evaldo Duarte Teixeira

Antonio Carlos Uchoa Braga

Carlos Augustos

Edmilson Sousa

José Carlos

Mikaele Mensdes

Renata Coelho