30 de jul. de 2010

Documentários BBC: A História da Matemática

EM BREVE, ESSA SÉRIE ESTARÁ DISPONÍVEL NOS LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA DAS ESCOLAS DEP. FERNANDO MOTA E SÃO PEDRO.


Esta série memorável apresentada pelo professor Marcus du Sautoy da Universidade de Oxford, leva-nos numa viagem através dos tempos e à volta do mundo a sítios como o Egipto, a China, a Índia, a Rússia, o Médio Oriente a Europa e os Estados Unidos da América.
Os episódios desta série ambiciosa oferecem explicações claras e acessíveis de ideias matemáticas importantes, mas também nos conta histórias cativantes, pormenores biográficos fascinantes e episódios centrais nas vidas dos maiores matemáticos.
Interessante, esclarecedora e divertida, esta série oferece aos espectadores vislumbres novos e extraordinários relativamente à importância da Matemática, estabelecendo esta disciplina como um dos maiores feitos culturais da Humanidade.

Episódio 1 - A Linguagem do Universo

Neste primeiro episódio, Marcus du Sautoy irá olhar para a importância que a Matemática tem para as nossas vidas, antes de analisar a matemática do Antigo Egipto, Mesopotâmia e Grécia, abordando a matemática da construção das pirâmides, a descoberta do Pi, a importância dos triângulos rectângulos e da geometria grega, onde pontificaram os grandes nomes de Platão, Pitágoras, Euclides e Arquimedes.
TEMOS AQUI A PRIMEIRA PARTE DE SEIS PUBLICADAS NO YOU TUBE.



Episódio 2 - O Génio do Oriente

Marcus du Sautoy irá visitar o Oriente neste episódio. Enquanto a Europa estava mergulhada na Idade das Trevas, a Matemática avançava no Oriente, nomeadamente na China e na Índia, e mais tarde no Médio Oriente.
Analisaremos as maiores descobertas matemáticas deste período, altura em que surgiu o sistema de notação decimal, o zero, a Álgebra e a Trigonometria, avanços obtidos graças às mentes de Ch’in Ju Xiao, Madhava, Omar Khayyam, Muhammad al-Khwarizmi, Fibonacci e Tartaglia.

TEMOS AQUI A PRIMEIRA PARTE DE SEIS PUBLICADAS NO YOU TUBE.



Episódio 3 - As Fronteiras do Espaço
No século XVII, a Europa tornou-se no centro matemático do mundo. Tinham sido dados grandes passos na compreensão da geometria dos objectos fixos no espaço e no tempo. Chegava a altura de procurar desvendar a matemática que descreve os objectos em movimento.
Marcus du Sautoy irá visitar a França de René Descartes um grande matemático que conseguiu juntar a Geometria e a Álgebra. Analisará as propriedades dos números primos que foram descobertas por Fermat e que hoje usamos na nossa tecnologia moderna.
Segue-se a matemática de Newton e Leibniz onde será contada a história de antagonismo existente entre dois dos maiores cérebros matemáticos da História. Por fim, analisaremos as implicações nas nossas vidas das descobertas matemáticas de mais três gigantes da Matemática: Gauss, Euler e Riemann.

TEMOS AQUI A PRIMEIRA PARTE DE SETE PUBLICADAS NO YOU TUBE.





Episódio 4 - Rumo ao Infinito e Mais Além

No último episódio desta série, Marcus du Sautoy abordará alguns dos maiores problemas matemáticos do século XX propostos por David Hilbert em 1900 e as histórias dos homens e mulheres que lutaram para conseguir solucioná-los.
Desde os trabalhos de Cantor sobre os infinitos, a teoria do caos descoberta por Henri Poincaré, os grandes dilemas colocados por Gödel, amigo íntimo de Einstein, o trabalho de Paul Cohen sobre os diferentes tipos de matemática existentes, a Geometria Algébrica de André Weil e as novas linguagens matemáticas de Galois, Julia Robinson e Grothendieck.

TEMOS AQUI A PRIMEIRA PARTE DE SETE PUBLICADAS NO YOU TUBE.

FONTE:http://discoveryblog-documentarios.blogspot.com/2010/06/documentarios-bbc-historia-da.html
Como estudar Matemática
  • Faça você mesmo os exercícios, nunca peça a outra pessoa para fazê-los, apenas peça explicações.
  • Leia os enunciados mais de uma vez para compreender o que é pedido. Nem sempre compreendemos tudo na primeira leitura. Se for possível, destaque os dados mais importantes.
  • Quando surgir alguma dúvida durante a resolução de exercícios, volte ao enunciado.
  • Ao resolver problemas, leia observando o que deve ser feito para solucioná-los, anotando os dados.
  • Confira sempre as anotações.
  • Procure relacionar as matérias com situações do dia-a-dia.
  • Confira se está tudo feito de acordo como enunciado e se há questões sem fazer.
Como estudar Matemática Durante as aulas:
  • Dê bastante atenção as explicações e correções, mesmo quando achar a matéria fácil.
  • Participe falando sua forma de resolução, sempre que ela for diferente da apresentada por outros colegas.
  • Corrija todo o dever com muita atenção, não deixe de marcar certo ou errado e faça sempre a correção necessária. Nunca copie do quadro exercícios prontos, sem tê-los entendido primeiro.
  • Participe das aulas, perguntando quando tiver alguma dúvida sobre a matéria ou sobre as resoluções dos exercícios.
        Como estudar Matemática em casa:
  • Faça os deveres com atenção e sempre que tiver dúvida, consulte a matéria.
  • Estude, refazendo os exercícios dados em aula.
  • Se errar, procure descobrir seu erro e repita o exercício até acertá-lo com segurança.
  • Exercite e aprimore as operações fundamentais, sempre conferindo o resultado.
  • Reveja diariamente toda a matéria dada, principalmente os exercícios que você teve maior dificuldade.

23 de jul. de 2010

ESTUDE!

Estudar realmente não é uma tarefa muito admirada pelos estudantes, porém que merece sim muito reconhecimento e também motivação pelo fato de ser algo extremamente importante. Obviamente que existem professores e matérias das quais não entendemos, não gostamos ou achamos chata, porém, independente do professor ou da matéria, é preciso se dedicar na aprendizagem para que possamos possuir um futuro melhor e uma boa qualidade de vida.
O pior de tudo são aquelas matérias das quais observamos e refletimos o porquê de estarmos estudando tais coisas, achamos que a matéria não vai servir para nada, mas na realidade é sim muito importante para nosso crescimento e amadurecimento.
É isso mesmo, se formos pensar bem é importante estudar matemática, mesmo sendo uma matéria que, às vezes, seja complicado entender. Mas com dedicação, não só na sala de aula, será um assunto muito atrativo.
Mas enfim, mesmo com toda a importância, não muda o fato de certas matérias serem chatas, não é verdade? Aquela falta de animo continua e nunca encontramos disposição para ler as perguntas, responde-las e ainda comentá-las com entusiasmo diante do professor. Para ter esta força, sem dúvidas é preciso abrir a sua mente para que você possa refletir mais e entender a importância de estudar. Procure sempre possuir as melhores notas, e seja um orgulho para todos

21 de jul. de 2010

CURIOSIDADES



Uma girafa pode limpar suas próprias orelhas com a língua.
As formigas espreguiçam-se pela manhã quando acordam.
O "quack" de um pato não produz eco, e ninguém sabe porquê.
O porco é o único animal que se queima com o sol além do homem.
Os golfinhos dormem com os olhos abertos.
Os chimpanzés e os golfinhos
são os únicos animais capazes de se reconhecer na frente de um espelho.
O olho da avestruz é maior do que o seu cérebro.
Ninguém consegue lamber o próprio cotovelo, é impossível tocá-lo com a própria língua.
As unhas das mãos crescem aproximadamente quatro vezes mais rápido que as unhas dos pés.
Sabias que é impossível ESPIRRAR com os olhos abertos ?
Sabias que o músculo mais potente do corpo humano é a LÍNGUA ?
NOTA: Aproximadamente 70 % das pessoas que lêem isto, tentam lamber o cotovelo! Não adianta, não dá!

15 de jul. de 2010

POEMA MATEMÁTICO


Um Quociente apaixonou-se um dia doidamente por uma Incógnita.Olhou-a com seu olhar inumerável e viu-a, do Ápice à Base... Uma Figura Ímpar; Olhos rombóides, Boca trapezóide,Corpo ortogonal, Seios esferóides. Fez da sua uma vida Paralela à dela. Até que se encontraram No Infinito. "Quem és tu?" indagou ele. Com ânsia radical.
"Sou a soma do quadrado dos catetos. Mas podes chamar-me Hipotenusa." E de falarem descobriram que eram
O que, em aritmética, corresponde. A alma irmãs Primos-entre-si .E assim se amaram. Ao quadrado da velocidade da luz. Numa sexta potenciação. Traçando ao sabor do momento . E da paixão Retas, Curvas, Círculos e Linhas Sinusoidais. Escandalizaram os ortodoxos das fórmulas euclidianas. E os exegetas do Universo Finito. Romperam convenções newtonianas e pitagóricas. E, enfim, resolveram casar-se. Constituir um lar. Mais que um lar. Uma Perpendicular. Convidaram para padrinhos O Poliedro e a Bissetriz. E fizeram Planos, Equações e Diagramas para o futuro. Sonhando com uma felicidade Integral
E diferencial. E casaram-se e tiveram uma Secante e três Cones muito engraçadinhos. E foram felizes.... Até àquele dia. Em que tudo, afinal, se torna monotonia.
Foi então que surgiu O Máximo Divisor Comum...
Freqüentador de Círculos Concêntricos. Viciosos.
Ofereceu-lhe, a ela, Uma Grandeza Absoluta,
E reduziu-a a um Denominador Comum. Ele, Quociente, percebeu que com ela não formava mais Um Todo.
Uma Unidade. Era o Triângulo, chamado amoroso.
E desse problema ela era a Fração Mais Ordinária.
Mas foi então que Einstein descobriu a Relatividade.
E tudo que era espúrio passou a ser Moralidade. Como, aliás, em qualquer Sociedade.

10 de jul. de 2010

A IMENSIDÃO DO UNIVERSO

Entendendo o quão insignificantes nós realmente somos Estas imagens vistas juntas ajudam a compreender o quão vasta e imensa é nossa vizinhança imediata. Nossa galáxia inteira não representa nada mais do que um grão de poeira na escala cósmica. Sugerir que a vida não existe em outro lugar beira o absurdo! (Obs: Para efeito de visualização Saturno está representado sem os seus famosos anéis)

fonte: CLICK AQUI